Obras em exposição e sob encomenda: Pinturas, esculturas, obras públicas, arte contemporânea, retratos a lápis ou em pintura acrílica sobre tela, ou em sombra sobre tela ou arte sustentável.

___________Jornada Artística__________ 

 

eu e evoluçao.jpg (236×283)

Em suas obras de maneira ora sutil ora explícita, a presença da alusão ao universo e suas multidimensões com a frequente e imprescindível representação da esfera. Ela transformou-se praticamente numa assinatura, representando quase como uma epifania na conexão das dimensões. Remete também ao observador onipresente e à ideia de que todo ponto é em si o princípio e o fim, já que, na magia da esfera, partindo-se de um ponto qualquer e seguindo em uma linha numa determinada direção, ao final se chega inevitavelmente ao ponto de partida.

Em suas várias fases criativas, séries e obras avulsas, vistas de forma displicente, poderá levar o observador a concluir que são vários quadros em um, quando na verdade a observação apurada se fará perceber que são aspectos ou dimensões de um mesmo tema.

Por anos Marco Sanchez esteve envolvido com a cultura indiana. Fascinado pelos seus ensinamentos dedicou-se a eles por uma década, tendo se tornado professor de Yoga em diferentes modalidades. Esteve inúmeras vezes na Índia, país mágico onde bebeu de sua multicultura.

        Dentre os ensinamentos profundos que adquiriu, um dos que mais fascinaram o artista foi o paradoxo de que somente quando uma pessoa vê sua própria sombra (o lado sombrio da personalidade) torna-se consciente de si mesmo e será capaz de não manifestá-la e estará apto a expressar sua luz.

nu natureza.jpg (779×265)

Meditando sobre este sutra, ele se inspirou e desenvolveu a técnica Sombra sobre tela, reunindo sua experiência como artista plástico e os ensinamentos indianos sobre a busca pela plenitude. As telas criadas com essa técnica trazem a magia de um efeito lúdico e interativo com a percepção, induzindo à descoberta de formas ocultas somente reveladas com a presença de uma luz focada. A topografia das camadas de tinta, massa acrílica e objetos aderidos à tela geram as sombras. Este lúdico efeito deve provocar no expectador a reflexão sobre si mesmo e suas sombras internas.

 

a filha.jpg (472×336) A técnica é baseada na ideia de que somente à luz da consciência se pode observar a sombra e se ver o que de fato somos e o que aí está. Saber que o que chamamos de realidade nada mais é do que uma intensa ilusão gerada pelas sombras de nosso interior, por isso se diz que o mundo exterior é reflexo do mundo interior. Vendo nossa sombra poderemos caminhar à Iluminação.

 

Do efeito: A Filha da Luz;

O absoluto brilho cândido cega igualmente quanto na profundeza da negrura das trevas.

Somente quando sorrateiramente a sombra, como se devorasse parcialmente partículas de lúmen, ela, a Luz, e sua filha, a Sombra, se irmanam parindo o contraste dual destes opostos gerando a realidade visível.

Aquele que se julga iluminado está imerso na escuridão de suas ilusórias percepções, paradoxalmente o humilde reconhecimento de sua própria sombra pode despertar a consciência e revelar a luz.

olhares red.jpg (354×250)

Somente olhando para a sombra se expressa o verdadeiro ver.”

Marco Sanchez.

 

        

Muitas vezes o material utilizado em seus trabalhos tem um significado de conscientização ecológica contra o consumismo e em favor da resignificação do daquilo que é considerado supérfluo e descartável. Trazendo à obra materiais reciclados como plástico, alumínio, sucata e outros, imprime-se na arte o conceito da sustentabilidade

 

 

  







Pinturas, esculturas, fachadas de condomínios, arte contemporânea, retratos por encomenda a lápis, pintura acrílica sobre tela ou sombra sobre tela.

 

Marco Sanchez (11) 9 5933 01 97 whats app